Escolher o vestido de noiva, e agora?

Quantas vezes você, noivinha, já se perguntou qual seria o melhor e mais adequado vestido para o grande momento?

Provavelmente o tempo todo!

Pensou no casamento, pensou no vestido. É automático, eu sei como é, ficamos imaginando mil possibilidades, mil modelos…

Muitas noivas quando me procuram, trazem consigo uma pasta cheia de referencias, um vestido mais lindo do que o outro, algumas vezes há coerência entre eles, quando a noiva já tem um pouco mais definido o que quer, mesmo que seja inconsciente. Outras noivas trazem a pasta de referencias com nada parecido com coisa alguma e tem também àquelas que não sabem o que querem. Nenhum dos exemplos é um problema ou solução, podem ficar tranquilas quanto a isso! Durante o processo de confecção tem detalhes que até se modificam.

Quando essas noivas chegam até mim, no atelier, conversamos sobre tudo relacionado ao casamento: a cerimonia, decoração, local do evento, preferencia pessoais… A conversa muitas vezes parece que não faz sentido, mas faz sim. São os pontos que vão se unindo para uma construção perfeita.

Outra coisa importante a se pensar, que é o foco desse texto, o biotipo da noiva. Como assim? Já explico.

Biotipo é o tipo físico de uma pessoa. Muitas pessoas não tem a noção do próprio corpo, o que é muito comum e natural, pois essas pessoas não tiveram durante a vida uma visão “para dentro”. Saber e ter noção do próprio corpo é ótimo, mas quando não tem, eu ajudo a identificar.

E para você já ir tirando as dúvidas, reconhecendo o próprio corpo e o que pode ajudar a valorizar ainda mais sua beleza, logo abaixo conto todos os detalhes, desde os 5 principais tipos de corpos e os modelos que vão bem com cada corpo.

Estes são os 5 tipos básicos de tipos de corpo.

  • Triangulo invertido, Retangular, Pêra ou Triangular, Ampulheta e Oval.

biotipo-

A próxima imagem é para mostrar que não necessariamente todas as mulheres acima do peso são da forma Oval, observe que inclusive tem mulher acima do peso, ampulheta.

biotipo1

  • O corpo Triangulo invertido tem como característica a região dos ombros por medida e visualmente maiores do que o quadril.
  • O tipo Pêra/triangulo tem um quadril mais largo que o busto e os ombros.
  • Retangular mantém as medidas iguais ou muito próximas de serem iguais: ombro, cintura e quadril, dá para perceber que o corpo realmente parece com a forma de um retângulo.
  • Oval, muito associado a corpos acima do peso. Mas a característica coerente com este shape é ter a região central do corpo redonda, não dá para identificar cintura marcada, não tem distensão de seios e barriga.
  • Ampulheta é o corpo que muitas mulheres querem ter. Seios e quadril “grande” e cintura fina. Alguns estilistas definem que a cintura deve ter cerca de 25% a menos de medida que o ombro/busto e quadril.

Dica: se você ainda não sabe qual é o tipo físico, fique nua ou pelo menos de calcinha e sutiã em frente de um espelho, que consiga se ver inteira, e analise seu corpo. Qual seria seu biótipo?

Depois dessa análise corporal, vou mostrar quais são os modelos de vestido que melhor se adequam a cada biotipo.

Para começar posso citar um dos “campeões de audiência”, o modelo Sereia (imagem 1) ou o Semi-sereia (imagem 2). O modelo é escolhido por ser muito sensual, desenha o corpo com precisão.

Então se você tiver o tipo físico Triângulo invertido ou Ampulheta, ele irá vestir super bem, mesmo que não tenha um quadril proporcional aos ombros e busto, a saia volumosa desse modelo de vestido, irá fazer o jogo de ilusão de ótica. E para as mulheres ampulhetas, simplesmente perfeito para você.

sereia-

Vestido Evasê (corte A) é um vestido mais simples sem deixar de ser elegante. Se a opção é ser minimalista, não colocar tanta renda e aplicações, ele pode ser a pedida certa. O nome evasê  se dá pelo tipo modelagem.  Podendo ser cortado no viés ou no fio reto, mas isso é um detalhe para uma próxima conversa. Ou mesmo corte A, por remeter a letra “A” de fato (confira na imagem). Ele é mais justo na parte de cima e abre como uma letra “A”.

Esse vestido veste bem quem tem corpo com os biotipos pêra, retangular e oval. Dica: se seu corpo é retangular ou oval, opte por colocar um recorte na região da cintura ou mesmo colocar um cinto, irá valorizar sua cintura.

evase

Modelo Império, não é um vestido muito escolhido pelas noivas mais jovens, no entanto é uma escolha das noivas com mais de 50 anos, seja para o segundo, terceiro… casamento ou mesmo para a renovação dos votos. Por falar nisso, dá uma ótima pauta, falarei disso depois.

O modelo império é um vestido que disfarça bem a região abdominal, por isso é uma escolha de noivas mais velhas, algumas me procuram no atelier justamente com essa queixa, de querer esconder a barriga. Eu não aconselho se você tiver um volume muito grande de seios, ele irá realçar ainda mais essa região, já que o recorte do vestido acontece logo abaixo do seio. Ideal para corpos pêra ou retangular. Outra sugestão, prefira uma saia godê, dá um caimento mais leve e suave ao corpo.

impu00e9rio

Vestido Princesa é o queridinho das noivas e das debutantes, está no ranque dos mais pedidos junto com o modelo sereia. Traz a ideia de princesa dos contos de fada, talvez por isso muitas noivas gostem tanto dele. Apelidado de “bolo de noiva”, nos anos 80 foi sucesso absoluto, principalmente quando a Princesa Diana (Lady Di) usou um modelo com grandes mangas bufantes.

E também, além de ser o queridinho é muito democrático. Dos 5 tipos físicos que comentei, veste bem 4 deles: Pêra, triângulo invertido, ampulheta e oval. 

princesa

E aí, já escolheu o seu modelo?

Agora irei falar sobre os tipos de decote, que devem ser pensados e agregados junto ao modelo do vestido, para valorizar ainda mais o corpo.

E é muito interessante pensar nisso, o quanto pequenos detalhes contam tanto em um visual completo e adequado.

Decote Canoa ao meu ver é um dos decotes mais bonitos. Quem tem as clavículas (“saboneteiras”) salientes, fica um sensual na medida. Consegue me entender?

É um decote que evidencia os ombros e valoriza o pescoço, mulheres com pescoço alongado ficam deslumbrantes. Só não recomendaria se você tem ombros largos, isso traria muita atenção para eles, por ele ter essa linha na horizontal.

decote-canoa

Decote “V”, como o próprio nome diz (adoro isso, o nome já diz como é), tem o formato como a letra “V”, e é coringa, é universal e adequado para todas as mulheres. Ele é tipo de decote que alonga a silhueta,  bom para as pessoas acima do peso e para as baixinhas. Alguns estilistas dizem que não fica apropriado para quem tem pouco seio, por achatar ainda mais a região, mas para o penso na atriz Lupita Nyong’o, e vejo o quanto isso não é relevante. Ela é um ótimo exemplo, já a vimos com vários vestidos de gala com mega decotes V, realmente profundos e ficou lindo. O que vale neste caso, na minha opinião é o bom senso, será que está vulgar? Se não estiver, maravilha, use. Observe as fotos e veja as duas opções.

Minha única ressalva é para quem tem seios muito volumosos, o decote é o correto a se usar, mas na profundidade certa. Evite decotes profundo demais, pois pode ficar vulgar e atrapalhar todo o restante do visual. Sem contar que se a escolha é casar na igreja, seja ela católica ou evangélica, pode ser que peçam para você cobrir. Então, bom senso sempre!

Mas se ainda assim você abre mão de um super decote V, converse com sua costureira/estilista para colocar alguma peça sobre esse mega decote, e depois na festa você retira. Simples assim.

decote-v

Decote Tomara que caia, proporciona uma valorização dos seios, alonga a silhueta das mais baixas, realça o colo. Contudo, caso não seja bem estruturado (o que normalmente roupas alugadas não dão essa opção), é um decote de pouca sustentação. Caso os seios sejam pesados, é possível que durante o evento a noiva fique puxando para cima, para justamente o decote não cair. Se mesmo assim fizer questão deste decote, procure uma costureira que tenha conhecimentos em corset, assim, seu vestidos ficará perfeito e não cairá!

decote-tomara-que-caia

Ombro a ombro é um decote igualmente lindo, valoriza muito o colo e evidencia os ombros. Não opte por ele se os ombros forem largos, assim como o decote canoa, ele tem essa linha horizontal o que vai realçar ainda mais os ombros largo. Outro detalhe importante, dependendo do vestido com decote ombro a ombro, pode ser que ele prenda a movimentação dos braços e não dê conforto para se movimentar: dançar e abraçar os convidados, e claro, abraçar muito o noivo recém promovido a marido!

Aqui nas imagens a melhor opção é o vestido rendado, ele tem um tule transparente que segura bem o corpo do vestido e não prejudicará em nada a movimentação dos braços. O ombro a ombro é apenas uma ilusão criada com a aplicação das rendas. Bem diferente do outro, atrapalha um pouco mais.

decote-ombro-a-ombro

Decote Coração pode vir na versão tomara que caia, com alças ou com tule ilusione, como na imagem. Ele é interessante para seios volumosos e evidencia o colo. Considero um decote romântico.

decote-corau00e7u00e3o

 

Já sabe o que escolher? E se eu dizer para você que  tem uma coisa que pode realçar ainda mais a produção?

Comprimentos dos vestidos!

Sim, não precisamos ficar fechadas no tradicional longo. Vou propor aqui três tipos de comprimentos que podem trazer mais charme para o seu vestido.

Seja só.

Curto, Midi ou Mullet (lê-se mãlet) são outras opções bem legais a se pensar, e que cada um traz uma impressão e intenção diferente.

comprimentos

O curto (na altura ou acima dos joelhos) é ideal para noivas jovens, divertidas, que gostam de brincar com o tradicional.

O midi (entre o tornozelo e o joelho) é o comprimento elegante, requintado, minimalista. Acho ele lindo! Por muito tempo eu tinha resistência com esse comprimento de vestido ou mesmo de saia, achava meus tornozelos muito finos, mas depois de um tempo, após estudar mais sobre esse tipo de comprimento, notei que era bobagem o que eu achava. Ele proporciona muita elegância e sofisticação ao look. Acompanhado de um salto igualmente bonito, está perfeita.

Mullet (curto na frente e longo atrás) é o comprimento que nos últimos anos, se a memoria não falhar, desde 2012 têm se usado muito, já foi visto por muitas atrizes e cantoras nos tapetes vermelhos das grandes premiações. Mas desde 2018 tem sido a sensação dos ateliês de alta-costura.

É o comprimento moderninho do momento, tem noiva usando até com tênis.

E para todos eles, aposte em sapados bem bonitos, pois eles vão aparecer. Dê preferencia pelos saltos, eles vão ajudar a alongar as pernas, ainda mais se você for de baixa estatura.

E o último destaque deste texto, é o uso de calça. Já pensou em usar calça ao invés de vestido no casamento?

Deixa eu contar um historinha:

Quando eu era criança, minha mãe tinha em casa algumas revistas de vestidos de noiva, ela costurou muitos vestidos, me lembro até de entrar por baixo das saias pra simular o saiote, durante as provas (risos), eu deveria ter uns 6 anos de idade e achava muito divertido. Mas o que mais me chamava a atenção era uma revista, que se não estiver enganada era do Ronaldo Ésper, se não era dele, pelo menos ele estava na capa… Essa revista tinha vários modelos no estilo princesa (claro, inicio dos anos 90 estava se usando muito esse modelo), desde os clássicos em branco, quanto os ousados nas cores vermelho e preto. Tinha alguns floridos que eu achava bem legais.

Tinha uma página, que não lembro o modelo da noiva, mas os das damas de honra me impressionaram desde então. Acredito que minha paixão por alfaiataria e roupa masculina começou ali.

A roupa das damas eram calças de alfaiataria com camisa social, cartola e bengalas. Eram mulheres adultas. Tudo em tom claro. Achei a ideia ótima!

Infelizmente não sei onde foi parar essa revista…

E era aqui onde eu queria chegar, não era exatamente a noiva que estava de calça, mas e se tivesse, você usaria?

Olha essas duas imagens e me diga se não é muito legal! Me encanta!

calu00e7a

É uma noiva super moderna e muito arrojada. Qualquer que seja o biotipo, uma calça sempre veste bem, só ter uma boa costureira/alfaiate, uma calça alfaiataria sob medida fica impecável!

É isso, espero que tenham gostado desse primeiro texto. Se houverem dúvidas ou comentários, não deixe de escrever.

Com carinho, Tândara Trentin.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat